TiVi na LiLi – O Melhor site de comunicação empresarial
Image default
Colunas

Casos de pedras nos rins têm mais incidência no verão. Veja aqui 💋tivinaLiLi com LiLi Bezerra

Casos de pedras nos rins têm mais incidência no verão. Veja aqui 💋tivinaLiLi com LiLi Bezerra

IMG_7411.jpeg

Pouca ingestão de líquido e sal em excesso aumentam a incidência em até 20% na estação mais quente do ano

No verão, as pessoas transpiram mais e nem sempre ingerem líquido suficiente para hidratar o corpo. Esse fator somado ao consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, facilita o aparecimento dos cálculos renais ou, popularmente, conhecido como pedras nos rins. A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) constatou que a incidência aumenta drasticamente na estação mais quente do ano, cerca de 20% das pessoas são afetadas.

IMG_7417.jpeg

De acordo com Luciana Cardon, médica Nefrologista da Fundação Pró-Renal, fatores hereditários e estilo de vida podem ser um dos grandes causadores da doença, que afeta em torno de 15% da população brasileira. “No verão, ocorre um aumento da transpiração e a ingestão de água nem sempre é elevada. A urina fica mais concentrada, favorecendo a formação dos cálculos”, afirma.

A especialista explica que nem todas as pedras são retiradas de forma cirúrgica e “os cálculos podem ser assintomáticos durante anos ou nunca apresentarem sintomas”. Em torno de 85% dos casos, as pedras são pequenas, até 4 milímetros, e são expelidas naturalmente pela urina. Mas, ela faz um alerta: a chance das pedras voltarem é grande e quem já teve pode até ter mais de uma vez.

Fique alerta aos sintomas

Os principais sintomas dos cálculos renais são: fortes dores, náuseas, vômitos, febre, presença de sangue na urina e sensação de bexiga cheia com maior frequência para urinar.

Como prevenir

O primeiro passo é beber muito líquido, o ideal é até 2 litros por dia, de preferência água, controlar o sal com uma dieta equilibrada – não consumir alimentos ricos em sócios, como, por exemplo, caldos e temperos prontos, refrigerantes, macarrão instantâneo, sucos artificiais, entre outros; e não abusar de proteínas – principalmente as carnes vermelhas, que aumentam a quantidade de ácido úrico e favorecem o surgimentos das pedras nos rins. Também deve se ter cuidado com a ingestão de cálcio, principalmente para quem já tem histórico familiar.

Doença silenciosa

Os rins são os principais órgãos do corpo humano e controlam a quantidade de água e sal, eliminam toxinas, ajudam a controlar a hipertensão arterial, produzem hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea e eliminam medicamentos e outras substâncias ingeridas.

As doenças renais são silenciosas e quando aparecem alguns sintomas pode ser muito tarde. Existem algumas doenças que podem ter o cálculo renal como o primeiro sintoma e evoluir para algo mais sério. “Quem tem cálculos de repetição, poderá desenvolver doença renal crônica e até necessitar de diálise se não realizar o acompanhamento corretamente”, explica Luciana Cardon, da Fundação Pró-Renal.

Qualquer sinal é um alerta. É necessário que o paciente sempre procure um médico Nefrologista ou Urologista de sua confiança.

Sobre a Pró-Renal

Criada em 1984 por iniciativa do médico Dr. Miguel Carlos Riella, a Fundação Pró-Renal é uma entidade beneficente que assiste pacientes renais crônicos e pacientes em tratamento conservador. Atualmente, a entidade atende cerca de 15 mil pacientes por ano e desenvolve campanhas educativas nas empresas, escolas e comunidade para a prevenção das doenças renais. Também presta atendimento integral humanizado aos pacientes ambulatoriais, em diálise e em pré-transplante, fornecendo o apoio necessário para o aumento da sobrevida e melhora na qualidade de vida. www.pro-renal.org.br.

IMG_7416.jpeg

Informações Assessoria

Muito obrigada por sua audiência você está  no Maior Portal de Comunicação Empresarial do Pais. tivinaLiLi

A  Nossa Missão é FORTALECER a Sua Marca e ALAVANCARMOS as Suas Venda$$$.

tivinaLiLi com  LiLi Bezerra

Marketing de Influência

Embaixadora da Maior Rede de Mulheres Empreendedoras do Brasil no Tocantins

Proprietaria do Maior Portal de Comunicação Empresarial do País

Proprietária da Agência de Conunicacao Empresarial, Eventos Corporativos e Marketing de influência LiLi Bezerra Producoes

Relações Públicas

Influenciadora Digital

Assessoria Empresarial

Apresentadora do @tivinalili

Marketing do  Palmas Convention Bureau 

Relações-públicas, Marketing e comunicação da Rede de Monitoramento Cidadão de Palmas do Banco Inter Americano de Desenvolvimento 

+55.63.98443.0328

+55.63.98414.5222

Sigam  nas redes  fan page e insta tivinalili

Fan Page 

Agência de Eventos LiLi Bezerra Produções 

Você também pode gostar:

BNDES tem três novos diretores. Veja Aqui 💋tivinaLiLi com LiLi Bezerra

Jani-King apresenta novo formato de franquia na ABF Franchising Expo 2019. Veja aqui bjtivinaLiLi com LiLi Bezerra

Instagram vai começar a exibir anúncios na aba “Explorar” . Veja aqui bjtivinaLiLi com LiLi Bezerra

Carregando...